0
Seu carrinho
0
Seu carrinho

SEGURANÇA E PRECAUÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

   Começando pelo básico, é indispensável lembrar as regras básicas de segurança para qualquer prestador de serviço. Neste tópico, também deixo um acréscimo do meu ponto de vista, que será indicado por meio de uma “# “. Vale lembrar que são minhas opiniões pessoais, com base nos 38 anos de experiência trabalhando em oficina desde 1985.

SEGURANÇA E PRECAUÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

   Ao realizar reparos automotivos, especialmente em sistemas elétricos, é essencial tomar precauções de segurança para proteger a si mesmo e evitar danos aos veículos. Aqui estão as diretrizes mais utilizadas e importantes:

 1- Desligue o sistema elétrico: Antes de iniciar qualquer trabalho elétrico, desligue o sistema elétrico do veículo. Isso geralmente envolve desconectar o cabo negativo da bateria para interromper o fornecimento de energia. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante do veículo sobre como desligar o sistema elétrico corretamente.

 # – Atente-se às indicações do manual de serviço antes de desligar qualquer componente ou sistema! A maioria dos testes são feitos com o sistema energizado e o desligamento pode causar um apagamento do banco de memória de falhas ou ainda, criar falhas!

 2- Use equipamento de proteção pessoal: Sempre use equipamentos de proteção pessoal, como óculos de segurança, luvas isolantes, sapatos de segurança e, se necessário, avental ou roupas resistentes ao fogo. Isso protegerá você contra ferimentos e minimizará o risco de choque elétrico ou queimaduras.

 # – Nem sempre é possível utilizar TODOS os equipamentos, mas tente ao menos proteger as partes mais vulneráveis, de acordo com o serviço que você pretende efetuar! Lembre-se sempre que sua saúde e integridade é o seu maior patrimônio e é insubstituível!

 3- Conheça a localização dos componentes: Antes de trabalhar em um sistema elétrico específico, familiarize-se com a localização dos componentes e dos fios elétricos relevantes. Isso ajudará a evitar danos acidentais a outros sistemas ou fiações.

 # – Parece meio surreal conhecer todas as localizações e fiação dos sistemas, mas na verdade, não é! O pulo do gato se chama “MANUAL DE SERVIÇO”, e neste curso, vamos aprender a usar!

 4- Desconecte a bateria: Sempre desconecte a bateria antes de trabalhar em qualquer parte do sistema elétrico. Isso reduz o risco de curto-circuito e choque elétrico.

# – Novamente… atente-se às indicações do manual de serviço antes de desligar qualquer componente ou sistema! A maioria dos testes são feitos com o sistema energizado e o desligamento pode causar um apagamento do banco de memória de falhas ou ainda, criar falhas!

 5- Evite curto-circuitos: Ao desconectar ou conectar componentes elétricos, tome cuidado para evitar curto-circuitos acidentais. Verifique se as ferramentas e cabos estão isolados adequadamente e evite que os fios entrem em contato direto com superfícies metálicas.

 # – Essa é uma regra básica, mas que ninguém escuta! NUNCA SE APRESSE NO REPARO OU MANUASEIO DE COMPONENTES ELÉTRICOS! Um curto circuito vai elevar absurdamente o tempo de trabalho e gerar um enorme prejuízo.

 6- Não trabalhe sozinho: É sempre recomendável ter alguém por perto quando você estiver trabalhando em sistemas elétricos de veículos. Se ocorrer um acidente ou se você precisar de ajuda, ter alguém por perto pode ser crucial.

 # – Bonito na teoria, mas vai mostrar isso pro seu patrão…. Ainda mais se você for o patrão…

 7- Tenha cuidado com sistemas de airbag: Se você estiver trabalhando em componentes próximos aos sistemas de airbag, tome cuidado extra. Os sistemas de airbag podem ser sensíveis a impactos, então evite aplicar força excessiva ou bater nesses componentes.

 # – Outra regra que vejo as pessoas ignorando…. Não apenas o AIRBAG, e sim TODOS OS SISTEMAS DE SEGURANÇA PRIMÁRIO, como: ABS, DIREÇÃO, ACENTOS E CINTOS, ETC. São todos sensíveis a impacto e tensão eletroestática.

 8- Siga as instruções do fabricante: Sempre siga as instruções do fabricante do veículo e do equipamento que você está usando. Isso inclui o uso correto das ferramentas, procedimentos de desligamento e quaisquer precauções específicas para o seu veículo.

 # – Essa é na verdade, a primeira regra a se seguir…. mas sempre vem por último.

Lembre-se de que o reparo automotivo envolve riscos, especialmente ao lidar com eletricidade. Se você não se sentir confortável ou confiante em realizar um reparo específico, é melhor procurar a ajuda de um profissional qualificado em auto elétrica automotiva.

 # – E as considerações finais, que traduzindo, significa: “Tudo que você fizer é sua responsabilidade. Mesmo que tenha seguido o manual de serviço, o fabricante não se responsabiliza por nada.”

Essa é uma caixa de mensagem sobre segurança nos procedimentos. Geralmente anexada nas primeiras páginas do manual de serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para que você tenha a melhor experiência neste site. Se estiver navegando está dando seu consentimento para a aceitação dos cookies mencionados e a aceitação de nossa política de cookies, Clique no link para maiores informações.política de uso

ACEPTAR
Aviso de cookies
Translate »